Primeiramente, devido à crescente demanda da sociedade por um estilo de vida sustentável, a indústria de produção de plásticos tem se empenhado cada vez mais em adequar-se às necessidades dos consumidores.
Em contrapartida, podemos alegar que, atualmente, o consumo de plástico é um dos assuntos que mais causam debates na população, com opiniões diversas.
Contudo, por um bom tempo, as pessoas acreditaram que adotar hábitos sustentáveis custava muito caro ou que a coleta seletiva não funcionava.
Porém hoje sabemos que aderir práticas sustentáveis quanto ao plástico não é uma tarefa difícil e são fundamentais para obter um futuro melhor para o planeta.
Contudo, este não é um papel apenas dos consumidores finais. Os produtores também precisam se atentar quanto ao seu papel na sociedade.
A origem da sustentabilidade
O termo “sustentabilidade” tem origem no latim “sustentare”, que significa “manter”, “preservar”, “cuidar” e “apoiar”.
O conceito desta palavra se iniciou em Estocolmo, na Suécia, durante uma Conferência das Nações Unidas, no ano de 1972.
No evento, a pauta do debate era o “Desenvolvimento Econômico e a Conservação Ambiental”.
Desse dia em diante a preservação do planeta entrou em Modus Operandi, para que este lugar seja suficiente para a geração atual e as que estão por vir.
O funcionamento da sustentabilidade
O funcionamento da sustentabilidade
Antes de falarmos sobre a indústria e a sustentabilidade, você precisa entender que para o processo sustentável ocorrer, três fatores são essenciais, são eles:
Social
Engloba os seres humanos e a condição de vida de cada um, como faixa etária, educação, condições de vida, entre outros fatores.
Ambiental
Aqui se enquadra a forma que os recursos naturais do planeta são utilizados pelas pessoas, indústrias, comunidades e a sociedade como um todo.
Econômico
Este último e importante ponto está totalmente voltado para a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
O que é a sustentabilidade empresarial
Empresas que visam estratégias ambientais é vista de maneira positiva pelos seus consumidores e pelo mundo todo.
Por isso, posicionamentos empresariais com foco nos valores ambientais e sociais precisam ser desenvolvidos.
Desta forma, ao serem dispostos na rotina das empresas proporcionarão uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.
Contudo, essas estratégias já existem em diversas empresas ao redor do mundo.
Isso porque elas já compreenderam sobre a relação direta entre o:
- Retorno econômico;
- Ações sociais;
- Conservação do planeta.
Agora, confira algumas atitudes que as indústrias podem aderir para ajudar com a sustentabilidade:
- Buscar maneiras para otimizar os processos de produção;
- Ter equipamentos e tecnologia de última geração no processo de fabricação;
- Ter um descarte de materiais adequado às normas de sanitização e sustentabilidade;
- Adotar a coleta seletiva na empresa;
- Utilizar matéria-prima sustentável.
Além de muitas outras estratégias que poderíamos passar horas aqui falando para vocês.
Porém é importante ficar em estado de alerta quanto a este assunto, pois o mercado internacional está exigente quanto aos hábitos sustentáveis das empresas do Brasil.
O Brasil e o plástico
Pela primeira vez no Brasil, a produção de plástico reciclado, a partir de materiais descartados em residências e empresas, teve um aumento de quase 15% em 2021, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas.
Essas informações são da pesquisa referente a reciclagem mecânica do material, solicitada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), em parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Braskem.
O estudo ainda mostra que 23,4% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados.
Em 2021, a reciclagem de resíduos plásticos consumiu aproximadamente 1,5 milhão de toneladas, resultando em um aumento de 13,2% em comparação com o ano anterior.
Desse total, mais de 1,1 milhão de toneladas foram geradas pelo descarte de plásticos pós-consumo.
Adicionalmente, mais de 405 mil toneladas de plástico foram provenientes de resíduos pós-industriais, como sobras dos processos petroquímicos, de transformação de plásticos e da própria reciclagem.
A responsabilidade da indústria de plástico e o meio ambiente
Na indústria moderna, o plástico é um material de uso bastante difundido. Ele é durável, leve, fácil de produzir e barato.
No entanto, também é um dos materiais mais poluentes e prejudiciais para o meio ambiente.
A questão é: é possível usar plástico e sustentabilidade em conjunto?
A resposta é sim, mas exige ações concretas e mudanças significativas na maneira como produzimos e consumimos plástico.
De acordo com estudos de especialistas da área, o plástico é um material que pode ser 100% reciclável e pode compor outros diversos produtos, como pallets, piso, caixas, lixeiras, bobinas, entre outros diversos materiais.
Por outro lado, é fundamental que ao findar sua utilidade primária, o plástico seja descartado de maneira adequada.
Isso porque, a poluição causada por plásticos, em especial, tem sido identificada como um dos maiores desafios do nosso tempo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que iniciou o movimento “Conscientização Global” em 2018 para abordar essa questão.
Os números alarmantes sobre o impacto dos plásticos no meio ambiente têm levado grandes empresas e marcas a repensar seu uso desse material, o que tem afetado o mercado de produção de plásticos.
Para se adequarem às novas exigências ambientais, muitas empresas têm investido em alternativas que permitam a reutilização ou reciclagem do plástico.
Essa estratégia pode ser eficaz para mitigar os impactos econômicos da redução do uso de plásticos, ao mesmo tempo em que contribui significativamente para o meio ambiente, uma vez que o plástico comum pode levar até 400 anos para se decompor na natureza.
Estratégias de sustentabilidade para as empresas
Toda e qualquer empresa pode adotar medidas de sustentabilidade.
Agora, confira algumas dicas para ajudar no seu negócio:
- Investir em produções voltadas ao reuso;
- Produzir embalagens feitas a partir de materiais recicláveis;
- Promover o descarte consciente através de ações e informações;
- Aderir uma gestão focada na ecoeficiência;
- Buscar pesquisar sobre o impacto que o seu produto está deixando no mundo após sair da sua fábrica. Atualmente tem empresas que realizam estudos sobre isso;
- Pensar na forma em que o seu negócio se posiciona no mundo desde o início da construção do produto, sua matéria-prima, até o término do processo de venda, que é a chegada do item no consumidor final e o seu descarte.
Com essas estratégias, é possível você mudar toda a forma que a sua empresa se posiciona diante do mercado e, principalmente, diante do planeta.
Como a Kover atua em prol do planeta
Por fim, como vocês sabem, a Kover é uma empresa que trabalha diretamente com plástico, pois sabemos que apesar dele ter se tornado o vilão no mundo todo, ainda continua sendo o produto mais utilizado por todos devido a sua versatilidade e custo benefício.
Porém para fazer a diferença no mundo, a Kover buscou aliar os seus serviços ao de outra empresa que busca ter um propósito focado na sustentabilidade do planeta.
Portanto, para quem não sabe, somos integrantes do grupo KAPERSUL S/A que há mais de 38 anos oferece soluções industriais como papéis, plásticos e gestão de resíduos.
Desde o nosso processo inicial de produção, até chegar ao consumidor final, tudo é pensado e elaborado para ter o menor impacto possível na natureza.
Então, quer conhecer mais sobre a Kover, nossos materiais e o processo de produção?
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