Se você trabalha com transporte de carga, com certeza sabe da importância da paletização para o negócio.
Essa alternativa para a gestão de estoque, vem auxiliando diversas empresas a obterem ótimos resultados, principalmente quando o assunto é organização e eficiência nos armazéns.
Contudo, para que a paletização seja eficiente para um negócio, ela precisa ser elaborada de forma correta.
Portanto, como forma de eliminar as suas dúvidas sobre paletização e apresentar os benefícios do uso de paletes, preparamos esse material para te ajudar.
No artigo de hoje você vai entender tudo o que precisa saber sobre o processo de paletização e compreenderá como o serviço pode revolucionar a administração do seu estoque.
Continue a leitura de hoje e veja como esse serviço pode te ajudar a alcançar resultados satisfatórios e comprovados na área. Confira!
Paletização: entenda o que é
Por sinal, a paletização é algo bem simples e prática de ser executada.
Você vai utilizar os paletes para acomodar as mercadorias do seu negócio, que serão transportadas e estocadas.
O palete nada mais é do que uma plataforma padronizada e que pode ser produzida em vários tipos de materiais, como madeira, plástico, papelão e borracha.
Os produtos são empilhados, muitas vezes, com o auxílio de máquinas e sua aplicação traz economia de espaço e eficiência na gestão de estoque, o que nos leva a principal característica da técnica: a verticalização.
A paletização é indicada para negócios que possuem serviço de atacado, indústria e varejo, porque quando necessário apanhar um lote, basta utilizar uma empilhadeira para pegar o palete e toda a carga será transportada.
O padrão dos paletes
Os paletes são o produto essencial para o funcionamento de todo esse processo.
Eles seguem um padrão nacional quanto às dimensões de medidas e tamanho.
O palete no Brasil mede 1m por 1,20, além de estar disponível em diversos materiais como já comentamos aqui no texto.
A duração do palete vai variar de acordo com o seu material. O de madeira (mais usado), que muitas vezes é feito de pinho, embora seu uso não seja recomendado em empresas que trabalham com materiais químicos, já que corre um grande risco de contaminação e de deterioração. Nessas situações, o palete de plástico é mais recomendado.
A praticidade de higienização dos paletes feitos de aço os torna excelentes para o uso de câmaras frigoríficas. A resistência e durabilidade do material são características relevantes do modelo.
Já os paletes descartáveis são modelos elaborados de maneira personalizada para cada produto, adequando-se ao tamanho e suporte recomendado. Apesar de também serem confeccionados de madeira, nessa situação, eles são descartados após o uso.
Durabilidade de um palete
Uma dúvida recorrente dos empresários é sobre a durabilidade dos paletes. E a resposta para esta pergunta, é: depende.
O tempo de durabilidade de um palete dependerá do material utilizado na confecção do produto.
Por exemplo, os paletes de aço não têm prazo de validade, por isso eles podem durar por anos ou décadas.
Já a madeira tem limitações e pode se deteriorar caso seja exposta a baixas ou altas temperaturas.
Umidade não combina muito com este material. Portanto, sempre que for empacotar produtos que possam vir a molhar a madeira com a exposição a temperaturas mais elevadas, evite o palete com esse material.
Uma informação importante: se os cuidados certos com a limpeza forem adotados, os paletes podem auxiliar com a armazenagem de mercadorias com até uma tonelada.
Por isso, é preciso saber organizar corretamente a demanda, de acordo com o material certo e o empacotamento certo, para que a carga não corra e acabe resultando em nenhum acidente.
As paletizações mais aplicadas pelas empresas
Para oferecer as melhores soluções em paletização, é fundamental analisar as condições do espaço disponível no estoque, além da organização adequada para o local.
Caso haja alguma limitação no ambiente, será preciso realizar um planejamento capaz de otimizar os carregamentos e movimentações dos produtos, de acordo com as suas demandas.
Devido a este motivo, existem alguns modelos de paletização disponíveis no mercado, assim como diferentes tipos de layouts que podem ser aplicados no galpão do seu negócio para otimizar a performance de suas operações internas e externas.
Continue a leitura e confira!
Paletização funcional
A paletização funcional é um dos métodos de organização que se caracteriza por manter os equipamentos e produtos de maneira agrupada, de acordo com os serviços que realizam.
Geralmente, as máquinas usadas para cada função são setorizadas em um lugar específico, enquanto que os outros recursos utilizados para funções diferentes são organizados em um outro local.
Com isso, no processo de paletização funcional, os produtos e maquinários fundamentais em cada tarefa já estarão organizados no setor que serão utilizados, facilitando o trabalho de toda a equipe, otimizando o tempo de execução das atividades e melhorando a organização no espaço.
Serviço de paletização em células
Neste layout organizacional, como o nome já diz, esse tipo de paletização cria células específicas para cada tipo de mercadoria.
Aqui, a ideia é organizar apenas a quantidade necessária de itens para uma tarefa em específico.
Por exemplo, em uma indústria, esse tipo de setorização pode auxiliar na formação de pacotes com peças específicas para a confecção de determinado produto e para um cliente em específico.
Geralmente, esse processo exige um fluxo contínuo de trabalho, com lotes menores.
As células auxiliam na organização da planta e nos recursos de produção, porque criam espaços direcionados ao transporte e armazenamento de produtos de uso comum para a mesma atividade.
Serviço de paletização de linha
A paletização de linha tem uma característica dominante: a armazenagem.
Esse layout segue um fluxo pré-determinado da produção inicial até a produção final.
Os recursos utilizados durante o processo são distribuídos para atender as demandas de matéria-prima que serão usadas.
Portanto, neste método fica estabelecido uma linha de produção, na qual a matéria-prima chega exatamente nos lugares em que as peças serão produzidas.
Um exemplo bom para você compreender este modelo de paletização, é uma linha de montagem de veículos.
Existem diversas vantagens da paletização de linha, como:
- Corte de custos operacionais;
- Agilidade para organizar grandes volumes;
- Paletização pela utilização;
- Redução de gastos com eletricidade.
Serviço de paletização via utilização
Esse é um layout bem interessante. O processo de paletização via utilização tem como objetivo disponibilizar a mercadoria de acordo com a necessidade de suas produções.
Por isso, neste modelo, a matéria-prima é solicitada com antecedência, para que sejam carregadas em um palete e entregue para a linha de produção.
O layout de utilização requer um grande nível de planejamento por parte da equipe, já que demanda muito tempo para organizar os itens de forma antecipada.
Entretanto, de forma simultânea, a paletização via utilização otimiza a rotina de produção, por oferecer a possibilidade de posicionar os materiais, seguindo uma ordem específica quando for descarregado.
Formas diferentes de montar os paletes
É possível executar a paletização de forma manual ou robotizada. Continue a leitura do texto e entenda melhor sobre cada método.
Paletização manual
Na paletização manual, o colaborador organiza a mercadoria sobre o palete e a protege com algum tipo de lacre, que pode ser plástico ou corda.
Nesta técnica, a ideia é manter os produtos compactados e seguros, evitando quedas ou trancos.
Na paletização manual, o custo é mais acessível. Praticamente qualquer companhia pode realizar e realizar a técnica em seus produtos.
A desvantagem este é um processo que demanda mais tempo da equipe, onde pode ocorrer algum erro, caso o colaborador responsável pela paletização não fique atento a tarefa.
Paletização convencional
Nesta alternativa, a paletização ocorre através de máquinas que usam esteiras para transportar uma fileira de produtos até uma mesa, onde é formado o padrão desejado.
Esta prática se repete até que diversas filas sejam formadas e uma camada esteja pronta.
O benefício que a paletização convencional oferece é que é um sistema mais rápido e seguro do que a paletização manual.
Paletização robotizada
Neste método acontece de forma 100% automatizada, por meio de um controlador lógico e uma garra, que é capaz de guiar e manusear os produtos a serem paletizados.
A paletização robotizada é muito vantajosa, pois é três vezes mais ágil do que os demais métodos, seguro e exige menos manutenção do que uma paletizadora convencional.
A desvantagem da técnica é que demanda um investimento maior e a implantação requer um planejamento avançado para colocar toda a logística do espaço em seu devido lugar.
Entretanto, depois que tudo foi finalmente organizado, o processo só precisará de uma supervisão, reduzindo as possíveis chances de erros na rotina do estoque.
Cuidados importantes na paletização
A paletização é uma tarefa que faz parte do cotidiano de uma grande empresa. No entanto, nem todos os gestores sabem a melhor forma de extrair todo o potencial desse método de organização de estoque.
Por isso, é fundamental analisar todo o cenário e também cada setor, para que seja possível realizar alguns cuidados importantes.
Continue a leitura e entenda melhor.
Características do palete e dos produtos
É indispensável, para não ter problemas com a paletização, escolher o palete adequado para o tipo de produto que será armazenado.
Afinal, nem toda carga pode passar pelo processo de adaptação, algumas exigem materiais específicos.
Por tanto, a equipe terá que avaliar a resistência do produto que será guardado e o seu peso.
Cada detalhe influencia na escolha do recurso e deve ser analisado com total atenção.
A empilhadeira
Observar o tipo de empilhadeira que será utilizado é essencial.
Assim como a escolha do palete é importante, o da empilhadeira também não fica para trás.
Atualmente, existem disponíveis no mercado, modelos de empilhadeiras voltadas para trabalhar no padrão PBR, com garfos moldáveis e reguláveis, de acordo com as dimensões dos paletes.
Nunca esqueça da higienização
Concordamos que em toda e qualquer área, ficar atento à higienização é importante.
Porém, na paletização, a higienização é mais um cuidado que precisa de atenção, principalmente em empresas que trabalham com cargas que tem produtos de higiene pessoal, alimentos, entre outros.
Por exemplo, os frigoríficos e empresas do ramo alimentício, devem apostar no palete de aço, além de criar uma política rígida de limpeza e conservação desses materiais.
Têm empresas que preferem substituir os paletes em um determinado período de uso, e nós super apoiamos a atitude.
Os diversos benefícios que a paletização traz para as empresas
Só pelo que já foi apresentado aqui até agora, é possível perceber que a paletização traz diversos benefícios para as empresas.
O serviço contribui para uma melhor organização do estoque, melhora o rendimento da equipe, além de otimizar e alinhar o serviço em todos os setores de um negócio.
Inclusive, esses são alguns dos motivos para que a técnica tenha se popularizado e difundido tanto em diferentes tipos de organizações, com diferentes portes e áreas de atuação.
A paletização além de ser um método simples de ser utilizado, ainda apresenta diversas vantagens. Confira:
- auxilia no controle de processos;
- otimiza o espaço no estoque;
- proporciona um fluxo melhor de movimentação nos corredores;
- diminui custos operacionais;
- garante a integridade e segurança dos produtos.
A gestão do estoque se torna muito mais eficiente devido à paletização.
As mercadorias podem ser organizadas verticalmente, com o suporte de sistemas de armazenamento, o que reduz consideravelmente o espaço utilizado nos galpões, depósitos e armazéns, reduzindo gastos e facilitando o trabalho das equipes e das próprias empilhadeiras.
Desvantagens no serviço de paletização
Sim! Como tudo na vida, a paletização também tem seu lado negativo, apesar dos benefícios serem muito mais vantajosos para quem investe no serviço.
Confira quais são essas desvantagens:
> Desvantagens
- Custo com a paletização;
- Paradas na produção para treinamento da equipe;
- Treinamento da equipe para prestar um bom serviço;
- Resistência ao empilhamento;
- Investimento da estrutura para o serviço de estocagem ser executado corretamente;
- Custo de manutenção do palete;
- Elevado grau de padronização dos equipamentos;
- Investimento alto devido à necessidade de equipamentos para a paletização da carga.
Atenção: faça a paletização de forma segura
Se você não faz ideia de como fazer uma paletização de forma segura, confira essas três dicas que separamos.
1. O empilhamento
Para a paletização de cargas ocorrer de forma 100% segura, quanto mais volume na base do empilhamento, melhor será no quesito segurança.
Dessa forma não ocorrerá nada de ruim, como a mercadoria escorregar e cair, danificando o produto ou o maquinário e podendo vir a machucar o colaborador.
Por isso, se houver caixas de diferentes dimensões, recomendamos que inicie o processo de paletização com as caixas menores, para que se tenha um número maior delas na base e assim, otimizar a estabilidade do empilhamento.
2. Filme Stretch
Se você segue a Kover nas redes sociais, já percebeu que nós abordamos constantemente os diversos benefícios que o filme stretch traz para as empresas, inclusive quando o assunto é paletização.
Neste serviço de paletização, o filme stretch é aplicado para garantir uma proteção extra a carga.
E, para trazer segurança na organização do material, o filme é aplicado em torno do palete e da carga, promovendo estabilidade, cobertura contra possíveis rasgos e fissuras nas embalagens.
Dessa forma, mesmo durante o transporte ou caso ocorra algum imprevisto, a sua mercadoria permanecerá empilhada do mesmo jeito que foi empacotado inicialmente.
3. Dimensões
É fundamental na paletização que a altura máxima do empilhamento dos produtos seja de, no máximo, 1,90m.
Dessa forma, a sua empresa mantém a segurança não só da carga, mas também dos colaboradores.
Você sabia? Conheça a história da paletização.
Considerado uma grande revolução para a logística no século XX, o palete ganhou o coração de diversos empresários e do mercado.
Diante de mercadorias cada vez mais pesadas, companhias americanas do início dos anos 20 passaram a usar patins de madeira, precursores do palete, para otimizar e agilizar o fluxo de mercadorias dentro do armazém.
Porém, foi no ambiente do militarismo, que o conceito de palete que conhecemos atualmente se desenvolveu.
Durante a segunda guerra mundial (1939-1945), os exércitos precisavam de um sistema para transportar de forma ágil maiores quantidades de armamento para as tropas que estavam à frente do combate não ficarem com pouca munição.
Desde o período da guerra até o século XXI, os paletes ganharam força no mercado como o principal elemento da logística, permitindo otimizar o deslocamento da mercadoria nas etapas de recebimento, armazenamento e entrega.
Não é por acaso que tanto os galpões convencionais, quanto os armazéns automáticos, precisam de paletes em ótimas condições de conservação para funcionar e garantir o melhor desempenho da instalação.
Mas a consolidação e aumento das vendas do e-commerce transformou boa parte das instalações de armazenagem mais complexas. Atualmente, a mercadoria é organizada em paletes, mas também é guardada em caixas de diferentes tamanhos.
Devido a isso, os paletes não têm total domínio como unidade de carga de referência, embora ainda sejam os mais utilizados na indústria, seja na alimentícia, automotiva, entre outros setores como, varejo ou e-commerce, onde os pedidos são menores e a paletização se tornou arcaico.
Por que investir em paletização e verticalização?
É de grande importância enfatizar que o método de paletização só é eficaz quando se investe juntamente em verticalização de estoque.
Quando se organiza as mercadorias nos paletes sem empilhamento, ocorre um grande desperdício de espaço e recurso do local de armazenamento e centros de distribuição.
Entretanto, ao verticalizar o estoque, organizando os paletes diretamente sobre as mercadorias, pode vir a danificar os produtos e ainda acontecer o desmoronamento, colocando em risco a vida dos colaboradores e a integridade dos produtos.
Devido a este motivo, não se deve ignorar a necessidade de investir em uma boa estrutura de verticalização.
De forma mais objetiva, o gestor desta área deve preparar o ambiente para essa técnica de organização, investindo em uma estrutura resistente, de qualidade e compatibilidade com as necessidades e limitações, a exemplo da estrutura do galpão.
Resumidamente, a junção da paletização com a verticalização é indispensável para todo e qualquer negócio.
Apostar nessas duas técnicas amplia o controle e a conservação da mercadoria em estoque, além de aumentar a capacidade de armazenamento do local, o que pode melhorar ainda mais a produção da empresa e os lucros.
Como demonstramos aqui no decorrer do artigo, a paletização é um método que aumenta a qualidade e eficiência dos processos de armazenagem e estocagem de mercadorias.
Mesmo com o auxílio desta técnica, ainda é preciso tomar os cuidados fundamentais e combiná-los com o método de verticalização.
Seguindo as nossas dicas, você terá um setor mais organizado, eficiente e produtivo.
Gostou do nosso texto de hoje?
Agora que você está um expert em paletização, se a sua empresa não investe na área ainda, chegou o momento de começar a implementar o serviço.
Mas se o seu negócio já conta com o método e você não domina muito do assunto, esperamos que o texto do nosso blog tenha te ajudado a resolver muitos pontos importantes na rotina de sua organização e auxilie a sanar as suas dúvidas.
Com o intuito de oferecer um serviço de qualidade para os clientes, a Kover busca investir em produtos de qualidade e profissionais altamente capacitados, com anos de experiência, além de possuir instalações modernas, garantindo assim, a confiança dos consumidores e uma boa cotação no mercado.
O nosso grande diferencial é unir a estrutura industrial à nossa força de vendas, isto é, possibilitar a entrega dos pedidos com agilidade, além de oferecer ao mercado condições competitivas em preços e prazos.
Seja bem-vindo ao nosso espaço na web. Navegue pelo menu e conheça mais o que podemos oferecer para sua empresa.
Precisando de alguma ajuda ou caso tenha ficado com alguma dúvida, clique neste link e entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp.